A partir de qual série devemos dar enfase ao alongamento?

Discussões sobre educação física escolar em geral, pedagogia, didática, metodologias de ensino, fundamentos da educação, administração escolar, LDB, PCNs etc.

A partir de qual série devemos dar enfase ao alongamento?

Nova mensagempor italian1986 » 02 Abr 2009, 08:42

Gostaria de saber desde que série do ensino fundamental devemos dar uma enfase maior ao alongamento?
italian1986
Novato

Data de registro: 02 Abr 2009, 08:38

Re: A partir de qual série devemos dar enfase ao alongamento?

Nova mensagempor VinnyRossoni » 09 Abr 2009, 12:37

Eu penso que alongamento é uma capacidade fisica treinavel, ou seja, quando mais voce fizer alongamentos mais flexivel voce será...portanto eu acho que nao exista um serie especifica onde voce vai dar enfase em alongamento eu penso que voce pode fazer isso desdo ciclo 1, inclusive é mais facil pois crianças de 7, 8 anos são super flexiveis, como tambem para crianças do fundamental, claro que devemos levar em conta a questão dos segundos de alongamento o ideal são 16 segundos, mas eu penso que para criança nao se deve ultrapassar os 10 segundos.....
seria legal tambem trabalhar técnicas de respiração pois nos alongamentos a respiração é muito importante..

abraços Vinny
VinnyRossoni
Novato

Data de registro: 09 Abr 2009, 12:25

Re: A partir de qual série devemos dar enfase ao alongamento?

Nova mensagempor Léo » 14 Jun 2009, 11:08

Comcordo em parte com o Vinny, acho que devemos trabalhar o alongamento (flexibilidade) dos alunos desde cedo, porém levando em conta suas dificuldades. Crianças abaixo dos 6 anos, que estão no ensino infantil, não há necessidade de um trabalho intenso de alongamento, porém eu acredito que não deva deixar de ser trabalhado, são crianças que não tem a musculatura totalmente desenvolvida e em total crescimento ósseo, porém se deixarmos de desenvolver essa capacidade nelas nessa idade, quando estiverem no fundamental I, teremos um pouco mais de dificuldade para desenvolver a flexibilidade do aluno.

Agora Vinny, me diga, pq vc acha que apenas 10 segundos é o suficiente para o desenvolvimento da flexibilidade das crianças? Eu li em um estudo que o bom alongamento e flexibilidade são os trabalhos acima dos 30 segundos, porém esse estudo está voltado para adultos... se puder me explica essa teoria.

Eu corcordo plenamente na educação da respiração, não só no alongamento, que é super importante, mas em toda atividade física que realizaremos com nossos alunos.
Léo
Novato

Data de registro: 13 Jun 2009, 21:56

Retornar para Educação Física Escolar